ENTREVISTA COM IDEIACÇÃO

Finalmente!!! Depois de anos de atraso estou postando esta entrevista que realizei faz um longo tempo com esta banda de Lisboa (que já encerrou suas atividades), houve tentativas de lançar esta entrevista em zines que nunca saíram da prancheta, tentativas de lançar as músicas que a banda enviou em algum projeto ou trabalhos em coletivo, perda de contato com os integrantes... enfim mil e uma desculpas à parte segue a entrevista dessa banda que tem muitas idéias interessantes a serem expressas:



01- Primeiramente gostaria que você apresentasse a sua banda aos leitores, citasse quais atividades a banda esta envolvida atualmente, tocam apenas na Ideiacção ou há outras bandas que vocês tocam ?

R: Os Ideiacção aparecerão nos finais de 1997, todos os integrantes estavam envolvidos no funcionamento da Casa Okupada da Praça de Espanha, e pela afinidade que tínhamos resolvemo-nos juntar para dar início a uma banda anarco-punk, nessa altura éramos Rafael (bateria e voz), Pedro (baixo e voz) e Filipe (guitarra), entretanto Filipe sai da banda e o Pedro passa para a guitarra, ficamos alguns meses com a formação reduzida a dois até que entra João, amigo de longa data para o baixo, sendo esta a formação que dura até hoje, embora com muitas interrupções por ausência no estrangeiro alternada de vários membros. Atualmente estamos envolvidos de diversas formas no movimento de ocupação que tem crescido ao longo destes anos, Rafael faz uma editora / distribuidora de música e livros, a Dead Dream Factory. E como indivíduos todos temos ligações com diversos coletivos / projetos de caráter libertário. O Rafael, além do Ideiacção, canta na Etacarinae (uma banda de crust obscuro na onda de His Hero Is Gone) que vai agora editar um split ep com uma banda holandesa chamada Office Killer, canta também em Squander, uma banda emo-crust, onde o João também toca baixo e toca bateria em Mahamudra uma banda de música cósmica / psicodélica de viagem.

02 – Quando estive em Lisboa, no concerto com Simbiose, vocês e Execradores, fiquei sabendo que era a primeira apresentação da Ideiacção, após esta, quantas mais houve e como tem sido os concertos da banda ? Fique livre para comentar sobre isto.

R: Depois do concerto com vocês demos apenas mais um com Sin Dios e Zootic, pois Pedro ausentou-se para a Holanda de onde só agora voltou, a partir de agora começaremos a dar concerto com mais regularidade, em relação aos nossos concertos e a todos os outros que assistimos aqui na okupa da Praça de Espanha, o número de pessoas a assistir é bastante bom, mas infelizmente não é correspondente ao número de indivíduos envolvidos em projetos interessantes, pensamos que por aqui como um pouco por toda parte a maioria das pessoas ligadas na cena punk/hc etc, esta mais interessada em preconceitos, clichês, visual e encaixar em algum tipo de sub cultura do que na profundidade e conteúdo de muitas bandeiras que levantam.

03 - Em Portugal são desenvolvidas atividades junto a straight edges, como são estas atividades ? Há quanto tempo existem ? Já que antes punx e straight edges estavam divididos.

R: Aqui em Portugal nunca houve uma grande divisão entre punx e straight edges, isto é devido ao fato de que quando do início dum movimento punk/hc mais politizado e consciente em Portugal no final dos anos 80, princípio dos 90, tanto SxE como punx sempre trabalharam juntos tanto em centros, coletivos, bandas e inúmeros outros projetos, apenas a meio dos anos 90 quando houve uma explosão por todo lado num sentido mais comercial da cena punk/hc e o número de pessoas aumentou consideravelmente, tanto com o envolvimento superficial e modista, é que se verificou algum afastamento, mas como qualquer moda isto rapidamente passou e as pessoas que se mexem para levar avante projetos interessantes continuam a se juntar independentemente do estilo musical preferido, o punk sempre foi mais do que música, não? É importante ultrapassarmos os preconceitos que definem o que é punk ou o que é SxE, etc... e não nos limitarmos ao que está estabelecido, é óbvio que ambos tem pontos negativos, como por exemplo a tendência dentro do punk a aceitar passivamente a destruição do indivíduo através do consumo de álcool e drogas, ou do SxE que por muitas vezes ignora o caráter político social do movimento HC, mas pensamos que o que é verdadeiramente importante é a nossa evolução como indivíduos conscientes e não a integração nalgum padrão.

04 – Fale sobre os squats portugueses, qual o perfil dos mesmos e quantos existem no momento ?

R: O movimento de okupação tem vindo a crescer e desde a okupação em Lisboa em 96 da casa da Praça de Espanha que dura até hoje funcionando como centro de atividades, há também desde 98 uma okupa na periferia de Lisboa, que é uma casa de habitação com algumas atividades, nomeadamente a sala onde ensaiamos, esporadicamente vão existindo algumas tentativas de okupação, mas infelizmente desocupadas pela polícia como foi mais recentemente a okupa de S. Mamede, okupa no centro de Lisboa já há 07 meses que após uma vitória resistindo ao despejo, acabou por cair com uma intervenção policial surpresa na manhã de 04 de outubro. Neste momento seguem a tentativa de okupação de três novas casas, esperamos que tudo ocorra pelo melhor.



05 – Quais bandas tem atuado em Portugal, quais vocês recomendam ?

R: Bem iremos falar um pouco das bandas que tem já alguns lançamentos e consistência, e que estão mais próximas de nós, claro que existem muitas mais, boas e novas bandas promissoras.
- Ideiacção (he!he!he!): anarco punk como uma mistura de Sin Dios com Quarentine, vários lançamentos para breve.
- Zootic: Emo-Punk HC na linha das bandas francesas como Anomie, tem uma excelente k7 - livreto e novos lançamentos para breve.
- Alien Squad: banda punk / rawk, acabaram de editar um cd 100% d.i.y. punk!!!
- Lov da Xit: poderoso e rápido HC / Punk, bem criativo, tem uma split k7 com Simbiose e novos lançamentos a caminho.
- Simbiose: a banda de crust brutal mais antiga de Portugal, excelente, tem uma demo, uma split demo com OBNI, um split EP / split k7 com Lov da Xit e brevemente um split ep com Croustibat.
- Croustibat: Emo-Power Violence do melhor! Tem uma demo lançada pela editora Dead Dream Factory e para breve um split com Simbiose.
- Sannyasin (ex- X-Acto): HC com muita força, melodia e emoção, com uma abordagem a diversos temos dum ponto de vista político espiritual, muito bom, tem uma excelente demo e para breve um cd na Dead Dream Factory.
- Renewal: brutal barulhento emo new school vegan SxE, tem duas demos, acabou de sair um excelente cd “Repetition Breeds Inertia”, e para breve um split cd / lp com Most Precious Blood (ex- Indecision) na Dead Dream Factory.
- Etakarinae: banda de crust obscuro na linha de His Hero Is Gone, membros de Renewal / Ideiacção, brevemente um split ep Office Killer (Holanda) na Dead Dream Factory.
- Time X: banda SxE old school político rapidíssimo e agressivo, tem duas demos e novos lançamentos para breve.
- New Winds: old school SxE, como uma mistura da melodia de Ignite com a política de Nations On Fire, tem um cd e mais recentemente um álbum em k7 + booklet pela Dead Dream Factory.
Se estiverem interessados em adquirir material destas bandas escrevam para o Rafael / Dead Dream Factory, contato no fim da entrevista.



06 – Foi distribuído mini fanzines no vosso 1º concerto e há lá um texto sobre os horrores do cárcere, vocês conhecem ou tem informações sobre as prisões do 3º mundo, em especial as do Brasil ? Vocês desenvolvem algum trabalho de apoio as vítimas do cárcere ?

R:Temos bastante informações sobre as prisões do 3º mundo, nomeadamente do Brasil, os media fazem questão de noticiar os crimes e atrocidades cometidos pelas forças da ordem e também as revoltas e motins dos presos, obviamente com a intenção de camuflar a verdadeira situação das prisões e dos países ditos desenvolvidos, temos consciência que a violência policial na América do Sul é muito grande, mas que a Europa também não é nenhum paraíso como nos querem fazer crer, por exemplo, Portugal é dos países com menor taxa de criminalidade da União Européia, mas tem das maiores populações prisionais, o número de indivíduos mortos nas prisões rende aos 1000 por ano, vítimas de espancamentos, torturas, doenças, falta de cuidados médicos e suicídio. O Pedro esteve até pouco implicado na Cruz Negra Anarquista, por agora tentamos falar do assunto nas nossas músicas e textos, não participando diretamente num coletivo. Conta da Cruz Negra Anarquista de Lisboa: Apartado 21290/1131 Lisboa Portugal.
e-mail: cna_lisboa@hotmail.com

07 – Falando sobre o Brasil, há pouco tempo atrás estava sendo comemorada a festa dos 500 anos da “descoberta” do Brasil, o que para muitos foi uma afronta aos direitos dos povos negros e indígenas. O que vocês podem dizer sobre isso, até que ponto esta “festa” foi noticiada na imprensa portuguesa ?

R: Esta farsa colonialista foi bastante noticiada por aqui, Portugal está empenhado no projeto da construção da nova Europa, a Europa do humanismo, da tolerância, da cooperação e da multi-cultura, por isso os 500 anos de colonização são algo a ocultar e a festa uma operação de limpeza do sangue derramado, atualmente o colonialismo e o capitalismo é mais rápido e voraz e os estados unem-se nestes projetos vergonhosos para alienar os explorados, integrá-los, fabricando o consenso para que não haja contestação, mas a realidade é bem oposta a esta paz e tolerância, este discurso peace & love dos capitalistas / políticos é construído com mão de ferro, reprimindo movimentos sociais e revolucionários, a propósito dessas festas de celebração multi-cultural basta vir a Lisboa e ver quem trabalha na construção civil e que vive nos guetos lisboetas.

08 – Creio que seja isso, deixo este espaço livre para eventuais considerações, colocações, expor algo que tenham interesse em divulgar, enfim o espaço é vosso...

R: Bem, há muitas questões por colocar que não haverá espaço numa entrevista para abordar, no entanto já que nos movemos no âmbito do punk hc cremos que é importante focar que já que temos uma banda proposta radical de mudança individual / social devíamos verdadeiramente transpor isto para as nossas vidas e condutas, pois infelizmente a tendência são as intrigas, os fanatismos que muitas vezes refletem a superficialidade dum movimento composto por indivíduos que vivem assente em preconceitos, isto de maneira alguma ajuda ao crescimento da transformação e da revolta, mas pelo contrário aumenta as distâncias e crescem os guetos que demonstram a falta de cooperação no mundo punk hc. Ok, é tudo, obrigado por tudo zorel.



Para contatar os Ideiacção:
e-mail: ideiac@hotmail.com Ou escreve para: a/c Rafael Brazuna: Apartado 2116 1103-001 Lisboa / Portugal

Confira os sons da Ideiacção:
http://www.4shared.com/audio/0uW6EHmq/01_Eles_Enganam-Te.html
http://www.4shared.com/audio/c_2kdJqP/02_Vampira_Patronal.htm
http://www.4shared.com/audio/FxdTagPy/03_A_Fria_da_Vida.html

2 comentários: